This is an example of a HTML caption with a link.

Economia Mineira

Minas Gerais é o terceiro Estado mais rico da Federação, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, com um PIB de 192,6 bilhões reais. O setor Industrial é responsável por 45,4% do PIB, o de serviços 46,3%, e a agropecuária 8,3%.

· Agropecuária = Maiores produções: Café, Cana de Açúcar, Milho, Cebola, Feijão e Arroz.

· Pecuária = Bovinocultura de Corte, Suinocultura e Avicultura.

· Setor Secundário: O setor Siderúrgico é proeminente em Minas Gerais, principalmente pela riqueza de seu solo em minérios, principalmente o de ferro. Usiminas é o maior complexo siderúrgico de Aços Planos da América Latina, e um dos maiores do mundo. Localiza-se na cidade de Ipatinga. Minas Gerais é o terceiro maior Parque Industrial dos país. As principais Industrias são: Metalúrgica, Alimentícia, Têxtil, Petroquímica e Eletroeletrônicos.

· Energia Elétrica: A capacidade instalada é de 12,935 MW (dados de 2006) e representa 17% do total brasileiro. A usina Hidrelétrica de Furnas, no sul do estado, é fornecedora de grande parte de energia para o Sudeste.

· Alta Tecnologia: A cidade Santa Rita do Sapucaí sedia um dos principais polos nacionais de Industria de Tecnologia Eletrônica e de Comunicações. A CETER-Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, sediada em Belo Horizonte, capacita mão de obra especializada neste setor.

· Exportações = De janeiro à outubro de 2006, Minas Gerais exportou R$ 12,85 bilhões, equivalentes a 11,33% do total brasileiro, sendo o 2º estado nessa atividade. As Industrias mineiras contribuiram para isso.

· Malha Viária = Minas Gerais e o primeiro estado em malha rodoviária. Possui 269.545 kms, sendo 5% federais, 8% estaduais e 87% municipais. As federais são: BR-040, 116, 265, 381 e 450. Possui 146 aeroportos e o mais importante é o Internacional de Cofins próximo a Belo Horizonte.